Como escolher uma administradora de condomínios

Em linhas gerais, a administradora de condomínios oferece um serviço com diversas facilidades, pois fica a frente de toda a parte burocrática. Contratar uma administradora significa uma opção prática e de excelente custo-benefício, uma vez que o serviço abrange vários aspectos administrativos.

E o que uma administradora faz, afinal?

As administradoras são empresas que auxiliam em diversas questões internas dos condomínios, como a conferência do seguro contra o risco de incêndio, atos conservatórios dos direitos relativos aos bens comuns, entre outros. Ou seja, possuem o papel de facilitar a gestão, principalmente, nas áreas financeiras, administrativas e contábeis.

Síndico esteja atento

Apesar de tantas facilidades, deixar estas atividades sob a responsabilidade de uma empresa, deve ser resultado de avaliações bastante criteriosas. Conheça muito bem o posicionamento e a reputação da empresa que você está pensando em contratar.

Veja alguns outros pontos fundamentais a serem observados na escolha de uma administradora de condomínios:

– Contrato: avalie, dialogue e, se necessário, questione as cláusulas. Saiba o tempo de duração, valores de multas e como funcionam os casos de rescisão contratual;

– Equipe multidisciplinar: conheça quais tipos de especialistas a empresa está disponibilizando para cuidar da administração do seu condomínio, por exemplo, financeiro, manutenção, etc;

– Assessorias: certifique-se da disponibilidade de assessorias jurídicas e contábeis;

– Prestação de contas: procure conhecer como funcionam as prestações de contas nas administradoras, quais são as ferramentas de comunicação, de que forma a cobrança é executada (boleto, cartão, etc.) e que taxas podem existir.

Por que contratar uma administradora?

A função principal é auxiliar o síndico no exercício de suas atividades cotidianas. Isso pode ocorrer por meio de orientações, que vão desde aspectos legais ao suporte em funções administrativas, como por exemplo, a realização de pagamentos, emissão de boletos das cotas condominiais, assessoramento em assembleias gerais, etc.

No mercado existem imobiliárias e escritórios de contabilidade que podem oferecer serviços semelhantes. No entanto, quando falamos a respeito da competência e experiência no suporte às demandas diárias dos condomínios, de fato as administradoras estão um passo a frente. Afinal, quanto mais especializado o serviço, maior é a eficiência na prestação.

Ficou interessado? Clique aqui e conheça nossos planos. Certamente algum deles se enquadrará perfeitamente a que você necessita.