Administradora de Condomínios: saiba quais são os serviços ofertados

No post anterior do nosso blog, “Como escolher uma administradora de condomínios”, explicamos o que de fato é uma administradora e qual sua função para o condomínio. O post de hoje tem o objetivo de esclarecer e expor quais são os serviços ofertados por estes tipos de empresas, para que você possa avaliar o que se encaixa a necessidade do seu condomínio.

Primeiramente, precisamos deixar claro que cada administradora pode ter formas mais características de trabalhar e atender seus clientes. Portanto, abordaremos de modo geral neste artigo as principais funcionalidades que estas empresas disponibilizam aos condomínios. O ideal é que também se consulte diretamente a empresa que você está interessado em contratar.

Afinal, quais são os serviços das administradoras?

– Suporte financeiro e contábil: a administradora fornece ferramentas para a gestão financeira. A cobrança de taxas condominiais pode ser realizada por meio de boletos que são emitidos pela própria administradora ou através de cartão de crédito. Este suporte é indicado para condomínios horizontais ou verticais, em que o síndico deseja se responsabilizar pela parte operacional. Isto é, estar à frente da contratação de serviços, manutenções, convocações e apoio em assembleias. Também exercer o acompanhamento em situações administrativas como, por exemplo, aplicação de advertências, multas e reclamações;

– Suporte financeiro, contábil, administrativo e jurídico: além do suporte citado acima, aqui se inclui o auxílio da administradora na gestão administrativa do condomínio, como a contratação de serviços, orçamentos, manutenção, apoio em assembleias, multas, etc. Também há a assessoria jurídica (contratos a serem rescindidos, revistos e execução de dívidas, por exemplo);

– Suporte financeiro, contábil, administrativo e jurídico + síndico profissional: a contratação do serviço de síndico profissional é bastante comum em condomínios onde não há proprietários moradores, ou seja, são proprietários investidores. Quando não há pessoas interessadas em tornarem-se síndicos, é nomeado um profissional autônomo que trabalhe em parceria com a administradora para fins de transparência no processo. Tudo isso dentro das medidas legais para exercer a função.

E quais são os benefícios para meu condomínio?

Além das várias facilidades que o suporte das administradoras de condomínios oferece, também há outras vantagens especiais. Um bom exemplo a ser citado é o caso de administradoras que tenham sistema financeiro com intermediação bancária. Tanto no boleto quanto no cartão de crédito os custos operacionais são mais baixos quando comparados às taxas de mercado.

Os sistemas deste nível têm opções de cobranças mais baratas para o condomínio, ao invés de contratar o serviço com o banco. Além das taxas serem muito melhores, os condomínios de poucas unidades se beneficiam grandemente, os quais não conseguem negociar taxas de cobrança diretamente com o banco.

Aqui na Super Zelo, nós oferecemos os nossos serviços em forma de planos. Isso facilita muito, pois você pode escolher o tipo de plano que melhor se adapta a realidade do seu condomínio. Conheça cada um deles rapidamente, basta acessar o nosso site clicando aqui.